Destino Vs Liberdade

Paris,Green,Small,White,Flowwer
Bom gente espero que você gosta é um texto sobre Liberdade ou Destino !

     Será destino? Será karma? Que força é essa que tantas vezes parece comandar a nossa vida? Afinal existirá mesmo um destino inevitável para cada um de nós?

     A título pessoal, embora obviamente não critique quem defende esses conceitos, não acredito num tal determinismo catastrófico. Recuso-me veementemente a aceitar que já algo ou alguém traçou toda a minha vida a partir do momento em que nasci. Esse tipo de “Truman Show” perverso não se me aparenta muito verosímil. Que temos diferentes inclinações ou tendências para diferentes percursos de vida, não duvido. Mas pensar que toda uma vida está esculpida desde o início, parece-me absurdo… Se assim fosse, para que vivemos então? Além do mais, considerando a hipótese de alguém estar destinado a ser presidente, por exemplo, e se um dia se decide suicidar. Manda-se de uma ponte abaixo e morre. A questão é: se uma pessoa é livre de acabar com a sua vida, como se pode assumir que existe um grande plano a decorrer e controlar cada passo que se dá?

     E, vendo bem, se somos livres, como podemos estar destinados? Destino e Liberdade são duas linhas paralelas que se projectam no infinito, nunca se cruzando. São conceitos que se excluem mutuamente. Como não duvido que sejamos livres, resta-me assumir que não temos destino.

     Pensando por outro prisma, de onde surgiu o conceito de Destino? Ninguém põe em causa as origens do conceito de Liberdade, mas e o Destino? Não me parece que o Destino tenha surgido de um conjunto de observações de carácter científico… Pessoalmente, creio que a noção de Destino surgiu pela mente de alguém que tinha demasiado medo de viver, ou era demasiado preguiçoso para o fazer. Qualquer um se sentiria mais seguro sabendo que toda a sua vida já estava decidida, por oposição a enfrentar a realidade sem certezas e pejado de dúvidas. Paralelamente, quem fosse demasiado preguiçoso para lutar pela vida, poderia sempre refugiar-se na desculpa de que o seu destino se haveria de cumprir, quer se esforçasse ou não.

     E claro que alguém se lembrará de dizer: e a religião? E o que diz a Bíblia? Obviamente que não me esqueci desse pormenor, se é que assim se lhe pode chamar. Mas no fundo, quando o Destino de alguém surge mencionado na bíblia, há que ter a consciência de que foi assim referido após ter acontecido. Quem escreveu os acontecimentos da Bíblia, muito provavelmente fê-lo após estes se terem desenrolado. É muito fácil dizer que o Destino de alguém é ter filhos quando já se vai no quinto.

     Também, bem focada na Bíblia está a noção de que o Homem foi criado como um ser Livre. Livre de agir bem ou mal. E Livre como foi criado é inconcebível que já nasça destinado… .


Bom gente quase alguém não tenha entendido muito bem me avise resolvi fazer este post por causa da linda da minha prof Rafaela beijinhos!